Trilha do Morro do Cabuçú - 572m




Também conhecido como Morro do Cachamorra, Morro dos Caboclos e Morro da Cidade Batista, esta montanha está muito bem localizada. Sua posição encontra-se bem a frente das montanhas que compõem o conjunto principal do setor norte do Maciço da Pedra Branca, fazendo com que do topo tenha-se uma visão incrível da cidade, mesmo ele tendo apenas 572 metros de altura, sendo assim a menor montanha deste maciço.

  Seu visual marcante, cheio de pedras, é como uma marca de Campo Grande. Aliás, pedras é o que mais tem nessa montanha. Durante a trilha, pode-se ver pedras enormes, duas delas criando até uma fenda logo nos primeiros 7 minutos da trilha.

  A Trilha tem 30 minutos de mata fechada, e outros 30 em campo aberto. A primeira parte trata-se de caminhada leve e moderada em mata fechada, e média em campo aberto. Acompanhe a seguir... ►►




Primeira etapa, ao chegar no Monte das Oliveras, que tem 80 metros de altura. Até este ponto a caminhada é média, mas dura nada mais do que 7 minutos. A partir desse ponto, a caminhada é moderada, passando pela mata fechada.




















Acompanhe agora, imagens do decorrer da trilha, com trechos de caminhada moderada e média...














































































































































  Mirante - 300 metros de altura. Esse lugar, é o primeiro em que pode-se ter a vista da cidade. Até então, estavamos em mata fechada. É o lugar ideal para um breve descanso, já que tem bastante sombra, e é um lugar fresco. Desse ponto já pode-se observar a Baía de Sepetiba, a Restinga da Marambaia, Pedra de Guaratiba, Sepetiba, Santa Cruz, além de toda Campo Grande. O que vem a seguir é uma caminhada em campo aberto, com duração média de 30 minutos e intensidade média.




  Ao Chegar no Topo, a vista é incrível, e o clima é fresco e agradável. No Topo tem alguns lugares a serem explorados, primeiro algumas pedras em que pode-se subir para descansar e tirar fotos. A visão incrível, começando pelo lado direito: Acredite se quiser, mas em dias de grande visibilidade, pode-se ver o Dedo de Deus, em Teresópolis... Pode se ver também a Baía de Guanaraba, a Igreja da Penha e do lado esquerdo pode se ver a Ilha Grande, em Angra dos Reis, o porto de Itaguaí...










Espero que tenham gostado das fotos. Segue agora o mapa, com algumas informações sobre a localização do início da trilha, para melhor entendimento. Para melhor aproveitamento, recomenda-se escolher o horário da manhã para fazer a trilha pela primeira vez, e quando já conhecer bem, faça a trilha também de tarde, para pegar o pôr do sol, e ver as luzes da cidade, a coisa mais linda! Recomenda-se também não fazer a trilha na época de verão, devido as repentinas chuvas dessa alta temporada, e também devido as queimadas, que podem prejudicar a vista da cidade. Obrigado e fiquem com Deus!


6 comentários:

  1. bo tarde..queria um guia para fazer essa trilha para tirar fotos..vcs indicam algum guia confiável? abs.
    otavio.jorge@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, podemos marcar um dia para realizarmos a trilha, que pode começar de manhã, ou a tarde... Livre escolha... :)

      Excluir
    2. quero fazer essa trilha tbm !

      Excluir
  2. Pow adorei fazer trilha lá!!!
    sempre que puder faço de novo!

    ResponderExcluir
  3. Morro dos Caboclos já é outra montanha, fica atrás do Morro do Cabuçu.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de fazer essa trilha sai quantas pessoas que fazem ??

    ResponderExcluir